Fases de Crescimento e Desenvolvimento que Modificam o Sono do Bebê e da Criança

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O desenvolvimento e o crescimento do bebê no primeiro ano e além podem provocar alterações no seu sono. Veja como saltos de desenvolvimento, picos de crescimento e angústia de separação podem interferir no sono.

O primeiro ano da criança é uma fase de mudanças extraordinárias para toda a família. Esse período é excitante e desafiador, quando bebês aprendem a comunicar suas necessidades e pais aprendem como atendê-las.

Você pode pensar que o desenvolvimento do seu bebê (como aprender a rolar, engatinhar e andar) e seu crescimento não tem nada a ver com o sono, mas a verdade é que caminham juntos! Abaixo uma descrição dos fenômenos chamados saltos de desenvolvimento, picos de crescimento e angústia de separação.

Saltos de desenvolvimento

Saltos de desenvolvimento são aquisições de habilidades  funcionais específicas que ocorrem em determinados períodos. O ritmo de desenvolvimento não é constante: há alguns períodos de desenvolvimento acelerado e outros onde há uma desaceleração.

Toda vez que seu bebê desenvolve uma nova habilidade, ele fica tão excitado e obcecado com a conquista que a quer praticar o tempo todo, inclusive durante o sono. Em outras palavras, um dos ‘efeitos colaterais’ desse trabalho todo que o cérebro dos bebês está fazendo é que eles não dormem tão bem quanto o fazem em períodos que não estão trabalhando em dominar uma nova habilidade.  Eles podem até resistir às rotinas já estabelecidas.

No período que imediatamente antecede o chamado salto de desenvolvimento,         o bebê repentinamente pode se sentir perdido no mundo, pois seus sistemas         perceptivo e cognitivo mudaram, houve uma maturidade neurológica,         mas não tempo hábil para adaptação às         mudanças. Então o mundo lhe parece estranho, e o resultado         da ansiedade gerada é geralmente desejar voltar para sua base, ao         que já lhe é conhecido, ou seja, a mamãe! Em vista         disso, é comum ficarem mais carentes, precisando de mais colo, e         com frequência há também alterações em         seu apetite e sono.

Então, nessas fases, é preciso apenas ter um pouco de paciência         e empatia com o bebê – depois do processo de aquisição         da nova habilidade (como rir, engatinhar, sentar, interagir, andar) o bebê         dá um salto no desenvolvimento e demonstra felicidade com o final         da ‘crise’. Ou seja, por um lado, o bebê fica feliz com         a nova habilidade e independência que vem junto, e já é         capaz de se afastar um pouco da mamãe. Por outro lado, sente angústias         e receios com essa nova situação. Isso lhe traz sentimentos         dúbios: é como uma ‘dança louca’ entre         separação e apego, onde o bebê irá flutuar entre         os dois por um período.

A duração de cada salto é variável, mas geralmente         depois de algumas semanas a fase difícil passa e tudo volta à         normalidade. Bebês e crianças precisam de cuidados amorosos,         empatia e novas experiências, e não de brinquedos caros. Fale         com seu bebê, cante, brinque com ele, leia para ele. São atividades         chave para o desenvolvimento do cérebro. Os saltos no desenvolvimento         não cessam na infância, mas continuam até a adolescência.         (1-2).

Essas aquisições ocorrem em vários aspectos: desenvolvimento         motor (aprender a usar grupos de músculos para sentar, andar,         correr, ter equilíbrio corporal, mudar de posições         e outros), desenvolvimento do controle motor fino (usar         as mãos para comer, desenhar, se vestir, tocar um instrumento, escrever,         e tantas outras coisas), linguagem (desenvolvimento da         fala, uso de linguagem corporal e gestos, comunicação e entendimento         do que outros dizem), desenvolvimento cognitivo [nos dois         primeiros anos de acordo com Piaget ocorre o desenvolvimento sensório-motor,         que inclui habilidades de pensamento como aprendizado, entendimentos, resolução         de problemas, raciocínio e memória (3)] e desenvolvimento         social (interagir e se relacionar com familiares, amigos e professores,         mostrar cooperação e empatia).

Certa variação entre crianças é esperada,         mas uma cronologia observada experimentalmente dos períodos de saltos         de desenvolvimento é a seguinte:

- 5 semanas (1 mês): a visão do bebê         melhora, ele consegue ver padrões em branco e preto, passa a se interessar         mais pelo ambiente que o rodeia e consegue seguir objetos brevemente com         os olhos. Passa ficar acordado por períodos um pouco maiores (cerca         de 1 hora ou pouco mais entre as sonecas). É também nessa         época que bebê começa a chorar com lágrimas e         sorrir pela primeira vez ou com mais frequência do que antes.

- 8 semanas (quase 2 meses): diferenças nos sons,         cheiros e sabores ficam mais perceptíveis. Ele percebe que as mãos         e os pés pertencem ao corpo e começa a tentar controlar estes         membros. O bebê começa também a experimentar com sua         voz. É também nessa fase que o bebê começa a         mostrar um pouco de sua personalidade: é agora que os pais começam         a reparar quais coisas, cores e sons o bebê gosta mais. Depois desse         salto o bebê vai poder virar a cabeça na direção         de algo interessante e emitir sons conscientemente. Todas essas novas experiências         trazem insegurança ao bebê que provavelmente procura mais o         conforto do peito da mãe. Isso pode deixar a mãe preocupada         se produz leite materno suficiente, o que não procede, já         que a produção se ajusta à demanda (ver abaixo também         sobre picos de crescimento).

- 12 semanas (quase 3 meses): o bebê descobre mais         nuances da vida: nessa idade o bebê já pode enxergar todo um         cômodo da casa, vira-se quando ouve sons altos, e consegue juntar         suas mãos. Vai observar e mexer no rosto e cabelo dos pais e vai         perceber que pode gritar. Depois do salto o bebê praticamente não         vai mais precisar de apoio para manter a cabeça erguida. Como nos         outros saltos, os pais são o porto seguro do mundo do bebê         e ele se apoia nisso. Ele pode começar a reagir de maneira diferente         fora de casa ou no colo de um estranho. Ao mesmo tempo que o bebê         tem uma grande curiosidade em reparar no mundo que o rodeia, ele também         é muito sensível às novidades e por isso se sente mais         confortável e seguro nos braços dos pais.

- 19 semanas (4 meses e meio): por volta da 14ª.         até a 17ª. semanas o bebê pode parecer mais ‘impaciente’.         Esse é um dos saltos mais longos: dura cerca de 4 semanas, podendo         porém se estender por até 6 semanas. O bebê chora mais,         apresenta mudanças extremas de temperamento e quer mais atenção         e colo. Consegue alcançar e pegar um brinquedo, sacudi-lo e colocá-lo         na boca, passá-lo de uma mão para outra. Pode ganhar o primeiro         dente. Os sons que o bebê emite se tornam mais nítidos e complexos,         consegue fazer alguns sons como ‘baba’, ‘dada’.         Tudo cheira, soa e tem gosto diferente agora. Dorme menos. Estranha as pessoas         e busca maior contato corporal quando está sendo amamentado. Depois         desse salto o bebê vai poder virar de costas e de barriga para baixo,         e vice-versa, se arrastar pra frente ou pra trás, olhar atentamente         para imagens num livro; reagir ao ver seu reflexo no espelho e reconhecer         seu próprio nome.

Esse é um dos saltos de desenvolvimento mais significativos e em         que um maior número de mães costuma relatar alterações         no sono. Provavelmente porque o padrão de sono parecia entrar num         ritmo desde que o bebê nasceu, e essa alteração é         vista como uma ‘regressão’, na qual o bebê tende         a acordar bastante por algumas semanas enquanto está trabalhando         no salto. E uma vez que esse salto está completo há somente         1 ou 2 semanas antes de começar a trabalhar no próximo (das         26 semanas), é um longo período de sono ruim e bebê         irritado nesse estágio da vida.

- 26 semanas (6 meses): Já na 23ª semana         o bebê parece se tornar mais ‘difícil’. Ele busca         maior contato corporal durante as brincadeiras. O bebê já consegue         coordenar os movimentos dos braços e pernas com o resto do corpo.         Senta sem apoio e põe objetos na boca. Nessa idade ele começa         a entender que as coisas podem ficar dentro, fora, em cima, embaixo, atrás,         na frente, e usa isso em suas brincadeiras. Ele passa a entender que quando         a mamãe anda, ela vai se afastar e isso o assusta, então reclama         quando a mãe sai de perto. Depois desse salto o bebê vai ficar         interessado em explorar a casa, armários, gavetas, achar etiquetas,         levantar tapetes para olhar o que tem embaixo. Ele se vira para prestar         atenção nas vozes, consegue imitar alguns sons, rola bem em         ambas direções e começa a se apoiar em algo para ficar         de pé. Adquire maturidade para receber alimentos sólidos.         Essa fase pode durar cerca de 4-5 semanas.

- 30 semanas (7 meses): o bebê tenta se jogar adiante         para alcançar objetos, bate um objeto em outro. Pode começar         a engatinhar, a falar algumas sílabas e entende melhor o conceito         de permanência das coisas. Pode fazer sinal de tchau. Sente ansiedade         com estranhos.

- 37 semanas (8 meses e meio): o bebê fica ‘temperamental’,         tem mudanças frequentes em seu humor, de alegre para agressivo e         vice-versa, ou de exageradamente amoroso para ataques de raiva em questão         de momentos. Chora com mais frequência. Quer ter mais atividades e         protesta se não as tem! Não quer que troquem sua fralda, chupa         seus dedos. Protesta quando o contato corporal é interrompido. Dorme         menos, tem menos apetite, movimenta-se menos e “fala” menos.         Às vezes senta-se quieto e sonha acordado. O bebê agora começa         a explorar as coisas de uma forma mais metódica. Passa a entender         que as coisas podem ser classificadas, por exemplo, sabe o que é         comida e o que é animal, seja ao vivo ou em um livro. Fala “mamá”         e”papá” sem distinção de quem é a         mãe ou o pai. Engatinha, aponta objetos, procura objetos escondidos,         usa o polegar e dedo indicador para segurar objetos.

- 46 semanas (quase 11 meses): o bebê percebe que         existe uma ordem nas coisas e atitudes, por exemplo, que se colocam sapatos         nos pés e brinquedos nos armários. Ganha então uma         consciência de suas próprias atitudes. Ao invés de separar         objetos, passa a juntá-los. Depois desse salto o bebê vai poder         apontar para algo ou pessoa a pedido seu, vai querer ‘falar’         no telefone e enfiar chaves nos buracos de chave, procurar algo que você         escondeu, tentar tirar a própria roupa. Fala “mamá”         e “papá” para a mãe ou pai corretamente. Levanta-se         por alguns segundos, movimenta-se mais, entende o “não”         e instruções simples.

- 55 semanas (quase 13 meses): geralmente a fase em que         o bebê começa a andar – um salto no desenvolvimento bem significativo.         Fala mais palavras do que “mama” e “papa”. Rabisca com         giz.

- 64 semanas (quase 15 meses): o bebê combina palavras         e gestos para expressar o que precisa, come com as mãos, esvazia         recipientes, coloca tampas nos recipientes apropriados, imita as pessoas,         explora tudo que estiver à sua frente, inicia jogos, aponta partes         do corpo quando perguntado, responde a algumas instruções         (por exemplo, “me dá um beijo”), usa colher e garfo,         empurra e puxa brinquedos enquanto anda, joga bola, anda de marcha a ré.

- 75 semanas (17 meses): o bebê usa cerca de 6         palavras regularmente, gosta de jogos de imitação, gosta de         esconder brinquedos, alimenta uma boneca, joga bola, dança, separa         brinquedos por cor, formato e tamanho. Olha livros sozinho e rabisca bem.

Picos de crescimento

Picos de crescimento são fenômenos que se referem ao crescimento         do bebê em si, e não ao seu desenvolvimento. Nos períodos         de picos os bebês começam a solicitar mais mamadas do que o         usual, pois precisam de mais alimento para crescer nesse ritmo agora mais         acelerado. Então o bebê que dormia longos períodos à         noite pode começar a acordar mais e solicitar mais mamadas. Esta         necessidade geralmente dura de poucos dias a uma semana, seguido de um retorno         ao padrão menor de mamadas, mas agora com o organismo da mãe         adaptado a produzir mais leite.

É muito importante respeitar a demanda aumentada de mamadas,         pois somente com a livre demanda é que a produção de         leite materno se ajusta perfeitamente às necessidades do bebê.

Nesses períodos a mãe pode interpretar incorretamente a maior         demanda de mamadas do bebê – ela pode achar que seu leite não         está sendo suficiente, ou que está ‘fraco’ e pensar         que a solução para a situação é oferecer         complemento de leite artificial. Porém, é um erro oferecer         mamadeiras com leite artificial nesses períodos, pois isso prejudica         o equilíbrio perfeito da natureza de produzir o leite conforme a         demanda de mamadas. Em outras palavras, ao dar leite artificial perde-se         um estímulo poderoso no peito, o organismo assim entende que não         precisa daquela mamada, e passa a produzir menos e não mais como         é necessário!

Períodos comuns dos picos de crescimento ocorrem por volta dos 7-10         dias, 2-3 semanas, 4-6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses e 9 meses e além.         Os picos continuando acontecendo no decorrer do crescimento da criança,         incluindo a adolescência, momento em que mudanças físicas         e emocionais são mais notáveis.

Dra. Jeny Thomas, médica e consultora de amamentação,         afiliada a Associação Americana de Pediatria e a Academia         de Medicina da Amamentação reflete sobre acreditar na capacidade         de amamentar o bebê:

“A maioria das mulheres não acredita que seu corpo que         gerou esse lindo bebê seja capaz de amamentar o mesmo bebê.         As pesquisas mostram que uso de complemento e desmame precoces estão         aumentando. Por que não acreditamos no nosso corpo no pós-parto?         Não sei. Mas ouço todos os dias que a mãe está         complementando porque “meu leite não o satisfaz, não         é suficiente.” Claro que é. Bebês precisam mamar         o tempo todo- e precisam estar contigo o tempo todo. Essa é sua satisfação         máxima.

Um bebê mamando no peito de sua mãe está obtendo         componentes para desenvolvimento de seu sistema imune, ativando seu timo,         se aquecendo, se sentindo quentinho e confortável, seguro de predadores,         tendo padrões de sono normais e ativando seu cérebro (ah,         e inclusive) adquirindo alimento para esses processos. Eles não estão         somente “famintos” – eles estão obedecendo seus instintos         de sobrevivência.” (4)

Ansiedade de separação

A partir de 6 a 8 meses, em média, o bebê começar a         perceber que é um indivíduo separado da mãe. Essa descoberta         lhe traz angústia e pânico, então ele tende a solicitar         muita atenção da mãe e pode chorar mais que o usual.         Essa fase se completa num longo processo que continua a se manifestar de         uma forma ou outra até os dois a três anos, ou até os         cinco anos, de acordo com outros especialistas.

É preciso levar a sério a intensidade dos seus sentimentos.         O bebê não está “chatinho”, “grudento”         nem “manhoso”. Como a mãe é o seu mundo e representa         sua segurança, e como a noção de permanência         (ou seja, tudo que está longe do campo de visão) não         está completamente estabelecida, essa angústia é muito         acentuada. A maioria das conexões nervosas no cérebro são         feitas na infância e a maneira com que lidamos com as emoções         do bebê tem um efeito profundo em como essas conexões se refletirão         na capacidade do bebê lidar com suas próprias emoções         quando for adulto. Em outras palavras, experiências na primeira infância         e interação com o ambiente são as partes mais críticas         no desenvolvimento do cérebro da criança. (5)

O sistema de angústia da separação, localizado no         cérebro inferior, está geneticamente programado para ser hipersensível.         Nos primeiros estágios da evolução humana era muito         perigoso que o bebê estivesse longe da sua mãe. Se não         chorasse para alertar seus pais do seu paradeiro, não conseguiria         sobreviver.

Então, quando o bebê sofre pela ausência dos seus pais,         no seu cérebro ativam-se as mesmas zonas que quando sofre uma dor         física. Ou seja, a linguagem da perda é idêntica à         linguagem da dor. Não tem sentido aliviar as dores físicas,         como um corte no joelho, e não consolar as dores emocionais, como         a angústia da separação. Mas, infelizmente, é         isso o que fazem muitos pais, por não conseguirem aceitar que a dor         emocional de seu filho é tão real como a física. Essa         é uma verdade neurobiológica que todos deveríamos respeitar.

O desenvolvimento dos lóbulos frontais inibe naturalmente esse sistema         de angústia de separação.

É importante entender que o período “crítico”         de desenvolvimento emocional e social ocorre nos primeiros 18 meses da criança.         A parte do cérebro que regula as emoções, a amídala,         é formada cedo de acordo com as experiências que o cérebro         recebe. O desenvolvimento de um vínculo emocional, empatia e confiança,         e todos os aspectos da inteligência emocional fornecem o fundamento         para desenvolvimento de outros aspectos emocionais conforme a criança         cresce. Então, nutrir emocionalmente e responsivamente o bebê         é importante para que a criança aprenda empatia, felicidade,         otimismo e resiliência na vida.

O desenvolvimento social, que envolve auto-consciência e capacidade         da criança de interagir com outros, também ocorre em etapas.         Por exemplo, compartilhar brinquedos é algo que um cérebro         de uma criança de 2 anos não está completamente desenvolvido         para fazer bem! Então não se zangue com seu filho menor de         2 anos que não quer dividir os brinquedos. Esta capacidade social         é mais comum e positiva em crianças maiores de 3 anos.(6)

Então, se se a mãe tiver que se afastar do filho pequeno         para trabalhar ou por outro motivo, muito carinho, conversa, paciência         e coerência nas atitudes são necessários para que ele         continue tendo confiança nela e supere esse período de crise.         É também muito importante certificar-se que o bebê criou         um vínculo afetivo com o outro cuidador. (7)

Alguns estudos detectaram alterações a longo prazo do eixo         Hipotálamo-Hipófise- Adrenal do cérebro infantil devido         a separações curtas, quando a criança fica aos cuidados         de uma pessoa desconhecida. Esse sistema de resposta ao estresse é         fundamental para nossa capacidade de enfrentar bem o estresse na vida adulta         é muito vulnerável aos efeitos adversos do estresse prematuro.         (8)

Algumas pessoas justificam sua decisão de deixar o bebê desconsolado         como uma forma de “inoculação de estresse”, o         que significa apresentar ao bebê situações moderadamente         estressantes para que aprenda a lidar com a tensão. Aqueles que afirmam         que os bebês que choram por um prolongado período de tempo         só sofre um estresse moderado estão enganando a si mesmos,         pois livrar-se do bebê ou não consolá-lo (durante o         dia ou a noite, quando choram ou pedem mais mamadas ou colo do que o usual)         pode resultar em efeitos adversos permanentes no cérebro da criança.         Ela pode sentir pânico, o que significa um aumento importante e perigoso         das substâncias estressantes no seu cérebro, podendo resultar         em uma hipersensibilização do seu sistema de medo, o que lhe         afetará na sua vida adulta, causando fobias, obsessões ou         comportamentos de isolamento temeroso. (9).

Algumas idéias práticas para reduzir a Angústia de Separação no seu bebê estão no artigo prévio sobre retorno ao trabalho e sono do bebê (link: http://guiadobebe.uol.com.br/retorno-ao-trabalho-e-o-sono-do-bebe-como-fica/), como praticar separações rápidas e diárias, evitar a transferência de colo para colo e entender a ansiedade de separação como um sinal positivo.

Além disso, nessa fase, procure passar todo tempo possível com seu bebê, principalmente se trabalha fora. Separe os momentos logo após o reencontro do dia de trabalho para ter dedicação exclusiva a ele. Sente confortavelmente, faça contato olho no olho, amamente, interaja com seu bebê. Você pode estar cansada e estressada depois da longa jornada de trabalho, mas se conseguir um pouco de energia para receber seu bebê com alegria, você também se sentirá melhor após alguns minutos de uma reconexão significativa. Somente depois pense no jantar, no banho e outros afazeres. Considere promover proximidade na hora de dormir se suspeita que o bebê tem acordado mais a noite por estar passando por um pico de ansiedade de separação.

Outras mudanças

Alguns acontecimentos, como o nascimento de um irmãozinho/a, introdução de alimentos novos (veja dicas de alimentação que promove o sono no artigo -link: http://guiadobebe.uol.com.br/comer-bem-para-dormir-bem/),         o retorno da mãe ao trabalho e entrada em creche (veja o artigo prévio sobre esse tema – link: http://guiadobebe.uol.com.br/retorno-ao-trabalho-e-o-sono-do-bebe-como-fica/), viagens, doenças, separação dos pais, atritos com coleguinhas, ausência de um ente querido e outros podem interferir no sono da criança. Tenha muita paciência e ofereça-lhe sempre segurança, assim, gradualmente, a rotina pode ser restabelecida.

Resumindo

Saltos de desenvolvimento e picos de crescimento são eventos diferentes e sua cronologia não se sobrepõe perfeitamente, embora possam ocorrer concomitantemente.

Picos de crescimento tem a ver com alimentação (o bebê quer comer mais, inclusive a noite!) e os saltos tem a ver com desenvolvimento (o bebê pode querer comer e dormir menos).

A angústia de separação é uma fase muito crítica, talvez a mais crítica no desenvolvimento do ser humano. A partir do momento que bebês tomam ciência do mundo ao seu redor eles começam a formar relações importantes com as pessoas em suas vidas, aprendem rapidamente que certas pessoas são vitais para sua felicidade e sobrevivência, e sofrem angústias quando essas pessoas aparecerem e desaparecerem. Isso tem influência direto  no seu sono, principalmente se a mãe retorna ao trabalho ou promove um desmame (ou outro tipo de separação) quando o bebê  está passando pela ansiedade de separação.

Todos os fenômenos são importantes e podem alterar o sono do bebê. Mas é confortante saber que carinho, apoio, amor, colo, empatia e amamentação em livre demanda, independente da fase que se encontra, é o que o bebê precisa.

UM PLÁ SOBRE PICOS DE CRESCIMENTO

Afinal, o que significa “Growth Spurt”? Poderíamos traduzir (não literalmente) como PICO DE CRESCIMENTO.Bebê mamando

É um fenômeno que ocorre nos bebês e, no qual, estes solicitam mais mamadas do que de costume. Estas necessidades geralmente duram de poucos dias a uma semana, seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas.

A mãe costuma sentir como se não desse conta de produzir leite em quantidade suficiente para o Bebê.

Períodos comuns destes “picos de crescimento” ocorrem por volta dos: 7 – 10 dias; 2 – 3 semanas; 4 – 6 semanas; 3 meses; 4 meses; 6 meses;  9 meses (em torno).

Os picos de crescimento não param no primeiro ano. Podem ocorrer no decorrer do crescimento da criança, incluindo, por exemplo, a adolescência.

Quanto mais o bebê mamar = mais leite produzirá no seio. Estimule ambos os lados, esvaziando um lado para que depois passe pro outro seio.

Confie em sua produção. Seios murchos não significam menos leite. Boa parte do leite é produzido na hora da mamada.É  normal, durante o pico de crescimento, que o bebê mame HORAS seguidas.

*Fonte: http://www.kellymom.com/bf/normal/growth-spurt.html

UM PLÁ SOBRE SALTO DE DESENVOLVIMENTO

Bebês não se desenvolvem em um ritmo constante, e sim irregular.Bebê pedindo colo

No período que imediatamente antecede um salto de desenvolvimento o bebê repentinamente pode se sentir disperso à mudanças nos sistemas perceptivo e cognitivo que não foram adaptadas ainda no organismo.

Então na tentativa de readaptação, o bebê volta à base, ou seja, à mãe, o que reflete-se em períodos de maior carência afetiva, pedem mais colo, e com frequência afetam o sono e apetite.

Depois de algumas semanas essa fase difícil é superada, e o bebê demonstra ter habilidades novas.

Uma Cronologia aproximada dos períodos de crise é:

- 5 semanas / 1 mês

- 8 semanas / quase 2 meses

- 12 semanas / quase 3 meses

 – 19 semanas / 4 meses e meio

- 26 semanas / 6 meses

- 30 semanas / 7 meses

- 37 semanas / 8 meses e meio

- 46 semanas / quase 11 meses

- 55 semanas / quase 13 meses

- 64 semanas / quase 15 meses

- 75 semanas / 17 meses

Nesse período, é esperado que o bebê:

- Procure ficar mais perto da MÃE, ou seja sua base de tudo, pois é o que ele conhece melhor;

- Fique mais carente, precisando de colo, segurança e orientação maternal de perto;

- Coma mal e durma pior;

- Pode pedir para mamar com mais frequência;

- Comece a fazer coisas que não fazia antes da crise tal como rir, sentar, engatinhar, interagir…

- Demonstre felicidade com o final da crise e superação do desenvolvimento adquirido.

Essa fase difícil passa, e tudo volta a normalidade, na mesma naturalidade que iniciou. Então, durante as crises, é só ter um pouco de paciência, carinho, cumplicidade… que logo logo passa…

*Fonte: Referência 1Edição por Andreia Mortensen e Anna Arena – GVA

Referências:

1- Hetty van de rijt, Frans Plooij. The Wonder Weeks. How to stimulate your baby’s mental development and help him turn his 8 predictable, great, fussy  phases into magical leaps forward. Kiddy World Promotions B.V. 2010.

2- Lopes, R.M. F., Nascimento, R.F.L.; Souza, S. G.; Mallet, L. G.; Argimon, I.I.L. Desenvolvimento Cognitivo e motor de crianças de zero a quinze meses: um estudo de revisão. 2010. http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0529.pdf

3- Piaget, J. & Inhelder, B. The Psychology of the Child. New York: Basic Books. 1962.

4- Thomas J., The Normal Newborn and Why Breastmilk is Not Just Food. Retirado do website da pediatra e consultora de amamentação. 2010. http://www.drjen4kids.com/soap%20box/normal_%20newborn.htm

5- Gopnik, A., Meltzoff, A.N., and Kuhl, P.K. The Scientist in the Crib: Minds, Brains, and How Children Learn. New York: William Morrow & Co. Inc. 1999

6- Shore, R. Rethinking the Brain: New Insights into Early Development.New York: Families and Work Institute. 1997

7- Margot Sunderland. The Science of Parenting. DK Publishing Inc. 2006.

8- Brummelte S, Grunau RE, Zaidman-Zait A, Weinberg J, Nordstokke D, Cepeda  IL. Cortisol levels in relation to maternal interaction and child internalizing         behavior in preterm and full-term children at 18 months corrected age. Dev  Psychobiol. 2010 Oct 28.

9- Pantley. E. No-Cry Separation Anxiety Solution: Gentle Ways to Make Good-Bye Easy from Six Months to Six Years. McGraw-Hill, 2010.

Dra. Andréia C. K. Mortensen - Colunista do Guia do Bebê Dra. Andréia C. K. Mortensen Neurocientista Veja Perfil Completo.

*Fonte: Guia do Bebê
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